Com o propósito de ser uma das empresas mais responsáveis e de maior impacto no mundo, a Zurich mais uma vez toma à frente do mercado de seguros e anuncia que reconhecerá, com um selo verde, as oficinas da rede credenciada que demonstram preocupação com os aspectos ambientais na reparação automotiva.
A Certificação Selo Verde, como é chamada, será concedida às oficinas que passarem por uma avaliação técnica desenvolvida pela própria Zurich e que tiverem validadas a sua gestão, instalações, equipamentos e processos do ponto de vista ambiental. Na magnitude em que foi estruturada, essa certificação técnica é inédita no Brasil.
A certificação do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, que atua como certificadora de serviços automotivos nas áreas de gestão da qualidade e gestão ambiental, entre outras atividades, foi integrada com diferenciais pela seguradora e contém 50 pontos de verificação, além de incluir uma apuração mensal de KPIs predeterminados e dos impactos ambientais dos estabelecimentos. A partir da adequação a esses pontos, a certificação das oficinas é segmentada em três categorias:
ouro (acima de 70%), prata (61% a 70%) ou bronze (de 51% a 60%)
Para Fabio Santos Silva, Superintendente de Sinistros, Personal Lines da Zurich no Brasil, a certificação traz diversos benefícios às oficinas que forem certificadas, relacionados à eficiência operacional, gestão da qualidade e ambiente de trabalho aos seus colaboradores, fortalecendo toda a cadeia de valor. E impacta também os clientes.
“Demos o pontapé inicial com duas oficinas e, até o final do ano, a meta é certificar os 60 estabelecimentos da rede credenciada com maior relevância em volumetria de reparos e interessadas na certificação. Este é só o início. Com o selo, os clientes do seguro auto terão garantia da qualidade ambiental do serviço nesses locais, em caso de sinistros que resultem na reparação do veículo”, explica o superintendente.
Segundo Fabio, a concessão do Selo Verde materializa o objetivo da companhia de promover ações que combatam os impactos das mudanças climáticas, um dos pilares da estratégia de sustentabilidade da Zurich no país. A iniciativa também está alinhada à promessa global da seguradora de liderar o impacto positivo no planeta.
“A criação da Certificação Selo Verde foi motivada pela preocupação da Zurich em oferecer, reconhecer e incentivar serviços sustentáveis junto aos seus parceiros, no Brasil e no mundo. Com essa ação pioneira, percebemos que a Zurich está, junto a essas oficinas, na vanguarda para a redução de impactos ambientais no mercado brasileiro de seguros”, avalia o executivo.
Sustentabilidade é um pilar da Zurich
A sustentabilidade é um valor fundamental no posicionamento de marca global da Zurich e vem permeando as ações da marca em várias esferas. No Brasil, no que diz respeito a serviços, por exemplo, a empresa vem oferecendo diferenciais aos clientes, como é o exemplo do descarte ecológico e consultoria ambiental disponibilizados na cobertura do seguro residencial.
Com relação aos produtos, o seguro para carros elétricos e o recém-lançado Zurich4Power, seguro para instalação e manutenção de painéis fotovoltaicos, são exemplos de iniciativas que incentivam a busca por matrizes energéticas mais sustentáveis no país. Os investimentos também são uma frente de atuação da companhia, que já colocou R$ 230 milhões nos chamados green bonds, ou títulos verdes.
Tudo isso faz parte de um alinhamento internacional do Zurich Insurance Group, que figura no topo do Índice Dow Jones de Sustentabilidade e integra a Net-Zero Asset Owner Alliance da Organização das Nações Unidas (ONU), com o compromisso de zerar as suas emissões de carbono até 2050.